Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Procurar

Serra do Leiranco

Serra do LeirancoA Serra do Leiranco é o segundo ponto mais alto do concelho com 1155 metros, do seu cume pode avistar-se Boticas, várias aldeias, a cidade de Chaves, a albufeira da barragem do Alto Rabagão (ou Pisões) a Serra do Larouco e os picos do Gerês.

Serra do Larouco

Serra do LaroucoTem 10 km de comprimento e é a segunda serra mais elevada de Portugal, sendo a sua altitude máxima, de 1527 metros, atingida na Fonte da Pipa. A serra apresenta uma série de altitudes que formam a moldura setentrional da alta planície do Cávado. Do cume podem observar-se os vales do Lima, Tâmega, Cávado e Rabagão, e também várias aldeias e a Vila de Montalegre. Além das paisagens poderá ainda observar cavalos garranos e praticar desportos de montanha, como asa delta, parapente, escalada e caminhadas. É um local de excelência para observação de aves, e encontram-se com facilidade diversas espécies que são raras no sul do país.

Serra do Barroso

Serras do BarrosoLocaliza-se a 22,7 km (35 minutos de carro) da sede de concelho de Boticas pela via R311 (direção Salto) e M520 (direção Alturas do Barroso).

Tem 1279 metros de altura e é conhecido por os ‘Cornos das Alturas’ e é o ponto mais alto de Boticas. Daí consegue-se avistar as Serras do Larouco e do Gerês, a Norte e Noroeste, até às Serras da Cabreira e do Marão, a Sul.

Serra do Alvão

Serra do AlvãoA Serra do Alvão tem 1283 metros de altitude e localiza-se Noroeste de Vila Real, sendo abrangido pelo Município de Vila Pouca de Aguiar, sendo nela predominantes os xistos e os granitos, separados por afloramentos de quartzitos. Nesta serra localiza-se o Parque Natural do Alvão. Estão entre as principais curiosidades geológicas deste local as quedas de água conhecidas como Cascata de Fisgas do Ermelo, (uma das maiores da Europa) e Cascata de Agarez.

Serra de Mairos

Serra de MairosA Serra de Mairos tem o seu ponto mais alto na Cota de Mairos com 1088 metros de altitude e situa-se na fronteira do conselho de Chaves, e de Verín (Espanha). As aldeias mais próximas do cume são Travancas, Mairos e Lama de Arcos.

Serra da Padrela

Serra da PadrelaA Serra da Padrela situa-se no limite do concelho de Valpaços e Vila Pouca de Aguiar e atinge no seu ponto mais elevado a 1151 metros. A serra pertence ao Maciço Antigo de Trás-os-Montes e tem 10 km de comprimento. Um dos seus principais atrativos é o Miradouro Natural da Serra da Padrela, de onde se avistam várias aldeias.