ilustração da importância da água no alto tâmega

O Alto Tâmega é uma região imensamente conhecida pela sua água, não fosse esta região um território da água e do bem-estar. Assim, perspetiva-se a Água como fator de bem-estar, prosperidade e garante de auto-suficiência do território do Alto Tâmega.

Para além de ser um bem transversal a toda a região, a Água serve também de base a algumas das marcas de águas naturais e gaseificadas mais reputadas de Portugal. 

Águas Campilho

Águas CampilhoA Água Mineral Campilho é uma água captada em profundidade e com uma composição química constante, contendo níveis significativos de sais minerais dissolvidos, que resultam das características das rochas que atravessa no seu longo percurso subterrâneo.
Estes sais minerais em estado iónico conferem-lhe características que comprovadamente determinam, na maioria dos casos, ações benéficas sobre o organismo.

A Água Mineral Campilho é reconhecida desde sempre pelas suas propriedades únicas, pela sua origem, pela sua Naturalidade e Qualidade.
É reconhecida como uma bebida diária e indispensável de Sais Minerais.
São ainda permitidas visitas organizadas e com marcação prévia, à Fonte Original Campilho e seu bonito parque adjacente, assim como, às Instalações Fabris, permitindo a quem nos visita fazer uma prova de degustação, conhecer um pouco da história das Águas Minerais Campilho e do seu processo produtivo.

Água das Pedras

Água das PedrasA Água das Pedras é um ícone e um símbolo de água gasocarbónica – com gás 100% natural

Em Pedras Salgadas, as características ímpares das águas foram cedo descobertas pelos locais, que as utilizavam no alívio das maleitas que os afligiam no dia-a-dia. No séc. XIX, a água de Pedras Salgadas ultrapassa as fronteiras das suas fontes, atraindo, o interesse de todos aqueles que sofriam dos males do aparelho digestivo.

A água é captada no Parque de Pedras Salgadas – onde foi buscar o nome – um dos Parques termais mais emblemáticos de Portugal e localizado no concelho de Vila Pouca de Aguiar, na região norte de Portugal.

Água de Carvalhelhos

Água de CarvalhelhosA Água de Carvalhelhos brota naturalmente na serra do Barroso, na localidade de Carvalhelhos, no Norte de Portugal, na montanha, em meio ambiente preservado. Foi neste local que em meados do Sec. XIX, foram descobertas umas águas com propriedades medicinais. A existência das suas fontes, batizadas de Lucy e Stella, em homenagem às filhas do fundador da empresa, são conhecidas há mais de 150 anos.

A captação da nossa água ocorre nessas duas nascentes tradicionais de água mineral, a 750-800 metros de altitude, mas também em um poço vertical de água mineral, muito acima do nível médio do mar.