Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Procurar

Lagoas do Tâmega

Lagoas do TâmegaAs Lagoas do Tâmega não se formaram naturalmente, mas devido à exploração de areia e posterior abandono da extração. São uma zona de grande atividade ecológica, e grande diversidade de habitats que acolhe um número considerável de espécies, quer a nível de fauna como de flora, havendo muitas espécies que fazem parte da Diretiva Comunitária Habitats e da Diretiva Comunitária Aves.

Barragem do Alto Rabagão (Pisões)

Barragem do Alto Rabagão (Pisões)A Barragem do Alto Rabagão também conhecida por Barragem dos Pisões está localizada no Concelho de Montalegre e é alimentada pelo curso de água do rio Rabagão. Foi concluída em 1964, tem uma altura de 94 m e um comprimento de coroamento de 1.897 metros, tem uma capacidade de descarga máxima de 500 m³/s. A sua albufeira possui uma área de cerca de 2.200 hectares e uma capacidade de 569 hm³. É uma barragem de construção mista com uma parte do tipo arco e outra do tipo gravidade. São praticadas atividades lúdicas como a pesca e desportos aquáticos como o surf, barcos a motor, etc.

Barragem do Alto Cávado

Barragem do Alto CávadoA barragem do Alto Cávado situa-se no concelho de Montalegre e é alimentada pelo rio Cávado. Foi concluída em 1964 e têm uma altura de 29 metros. Tem uma capacidade máxima de descarga de 410 m³/s, situada numa área de 50 hectares, tem uma capacidade de 3,3 hm3. É uma barragem do tipo gravidade, com um comprimento de coroamento de 220m.

Barragem de Paradela

Barragem de ParadelaA Barragem de Paradela, localiza-se no concelho de Montalegre e tem 110m de altura acima do terreno e está localizada na bacia hidrográfica do rio Cávado, foi concluída no ano de 1956.

Tem uma capacidade de 164,5 hm3, com uma área de 380 hectares e um desnível de 72 metros e possui uma capacidade de descarga máxima de 720 m³/s.

Barragem de Mairos

Barragem de MairosBarragem construída em 1995, sendo inicialmente projetada apenas para rega, foi-lhe depois adicionada uma área de lazer e uma zona de pesca.

Barragem de Curalha

Barragem de CuralhaLocaliza-se na aldeia de Curalha, no Concelho de Chaves, e é também conhecida pelo nome de barragem de Valdanta. Foi construída em 1985 e a sua a sua bacia hidrográfica é de 5 km2. A sua função é essencialmente para rega, ainda que muito procurada também para a pesca.

Barragem de Arcossó (Nogueirinhas)

Barragem de Arcossó (Nogueirinhas)A Barragem de Arcossó, também conhecida por Nogueirinhas localiza-se em Paradela, no concelho de Chaves, e é alimentada pelo rio Arcossó. A barragem entrou em funcionamento em 1999, tendo com principal função a rega.

Barragem da Venda Nova

Barragem da Venda NovaA Barragem da Venda Nova situa-se entre o concelho de Montalegre. Entrou em funcionamento em 1951 e é alimentada pelo curso de água do rio Rabagão. A Venda Nova é uma barragem em arco-gravidade, com 97 metros de altura. Pertence à bacia hidrográfica principal do Rio Cávado e possui uma bacia hidrográfica própria de 136,58 km². A capacidade do descarregador é de 1100 m³/s e o escoamento médio anual é de 284 hm3.

Barragem da Falperra

Barragem da FalperraA Barragem da Falperra localiza-se da serra do Alvão, a cerca de 915m de altitude. Esta barragem está incluída no Sítio de Interesse Comunitário Alvão/Marão, criado no âmbito da Rede Natura 2000, para proteção dos habitats naturais da fauna e da flora ameaçados. A sua função é essencialmente para rega e tem uma zona de lazer e de repouso, propícia ao convívio e ao contacto com a natureza.