As incubadoras são instituições que visam oferecer apoio a novas à criação e ao desenvolvimento de empresas, desenvolvimento de novos negócios, fornecendo-lhes serviços de apoio administrativo e de consultoria até que possam funcionar de forma autónoma. O seu principal objetivo é fomentar a inovação, de forma a serem criados produtos e serviços que realmente façam a diferença.
As incubadoras são uma ótima oportunidade para as empresas entrarem no mercado com um maior controle de riscos e podendo contar com o conhecimento de profissionais experientes. A importância das Incubadoras está intimamente relacionada com o desenvolvimento sustentável que delas resulta devido à sua capacidade de transformar os resultados da ciência em novas tecnologias inovadoras, especialmente quando se combinam competências académicas e empresariais.

O Alto Tâmega, fruto do espírito empreender de que se tem revestido ao longo dos últimos anos, disponibiliza aos empreendedores que desejem desenvolver as suas ideias na região, uma rede multidisciplinar de incubadoras de empresas focadas em ajudar a criar iniciativas de negócio bem sucedidas.

Incubadora de Empresas da ADRAT

Credenciada como Incubadora de Empresas pela Rede Nacional de Incubadoras, a ADRAT dispõe de espaços de incubação para empresas que queiram instalar-se no Alto Tâmega, especificamente na sua sede, em Chaves.

Programas de Incubação

No sentido de promover uma relação de proximidade no acompanhamento de todos os projetos incubados, na Incubadora da ADRAT dispomos de vários programas de incubação, permitindo assim a disponibilização de serviços diferenciados e enquadrados com as necessidades de desenvolvimento das ideias ou projetos empresariais.

Serviços Disponíveis

De forma a dar uma resposta multidisciplinar às necessidades de cada um dos projetos incubados, a Incubadora da ADRAT tem disponíveis um conjunto de serviços que se podem subdividir em duas vertentes principais:

Serviços de Apoio ao Desenvolvimento da Empresa
  • Orientação técnica na fase de implementação e desenvolvimento da ideia
  • Apoio à criação e ao arranque da empresa
  • Consultoria técnica especializada
  • Apoio na realização e participação em feiras e eventos
  • Organização de sessões setoriais de partilha de experiências e oportunidades
  • Rede de mentores
Serviços de Apoio às Empresas Incubadas
  • Disponibilização de espaços físicos devidamente equipados
  • Disponibilização de espaços comuns para uso partilhado
  • Receção (atendimento de pessoas e atendimento telefónico)
  • Correio interno e externo
  • Serviços de fotocópias e digitalização
  • Serviços de limpeza e manutenção das áreas internas e externas

Para mais informações sobre a Incubadora de Empresas da ADRAT aceda ao seguinte link: Incubadora ADRAT

Forest Innovation Center

É no parque florestal que funciona a incubadora de empresas “Forest Innovation Center” gerida pela Associação Empresarial do Corgo em parceria com a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.
A FIC tem por finalidade “apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento sustentado de ideias de negócio, de empresas e contribuir para a valorização da floresta e dos seus produtos” no concelho aguiarense.
Além deste objetivo, a AECorgo acrescenta a importância de uma “captura sustentável de valor da natureza, através do apoio à instalação de novas empresas, dando-lhes condições técnicas e físicas” e, assume, o acesso privilegiado a um conjunto de entidades parceiras proporcionando a inserção num contexto empresarial.
Atualmente, já há duas empresas incubadas e ali ainda funciona um curso profissional e um projeto cívico ligado ao associativismo.
A incubadora é constituída por quatro gabinetes, uma ampla sala de trabalho em open space, salas de reuniões e formações, áreas de convívio, entre outras infraestruturas.
Projetos preferenciais: genética, florestação, prevenção de incêndios e tecnologia florestal. 

Para mais informações sobre a Incubadora Forest Innovation Center aceda ao seguinte link: AE Corgo

Business Center

A Business Center funciona em Vila Pouca de Aguiar, abrange empresas de serviços ou indústrias que se apresentem com ideias de negócio inovadoras de qualquer área e acrescentem valor ao tecido empresarial local, com potencial regional, detentoras de fatores de inovação. 

Project Booster

A incubadora Project Booster – Alto Tâmega, é uma estrutura de incubação que focada na atração, fixação e desenvolvimento de ideias, empresas e negócios no Alto Tâmega.

Serviços Disponíveis

  • O espaço da Project Booster – Alto Tâmega é composto por uma área total de 325m², onde 301m² são interiores e 24m² dados a uma varanda exterior 
  • O espaço está organizado mediante três utilizaçaõ: zona de trabalho, convívio e formação; todas elas devidamente subdivididas com outras utilizações e características necessárias para garantir o seu funcionamento, contribuindo para o fomento das relações entre utilizadores de diferentes actividades, celebrando a heterogeneidade que abrange as atuações dos diferentes agentes enquadrados na incubadora
  • Pretende concretizar uma perspectiva contemporânea do trabalho, onde o espaço se caracteriza essencialmente pela força da complexidade existente no desenvolvimento das empresas, onde as necessidades de cooperação, flexibilidade e capacitação constantes são atendidas pelo espaço oferecido
  • Procura-se a criação de um ecossistema propício ao desenvolvimento das empresas e dos seus colaboradores, onde exista uma conectividade clara entre as diversas atividades que envolvem o trabalho e formação dos profissionais

 

Para mais informações sobre a Incubadora Project Booster – Alto Tâmega aceda ao seguinte link: Project Booster