Procurar

Conheça o vasto Património Religioso existente no concelho de Boticas

Capela de Antigo / Capela de São Brás

IPA.00019741

Largo de São Brás

5460-400,Antigo, Boticas

A capela de Antigo de Curros, cujo padroeiro é São Brás, está implantada à entrada da aldeia, num largo ao qual deu o nome. O edifício é em granito, de planta retangular, no seu interior destaca-se o altar-mor em talha, marmoreada e dourada, decorado com quatro painéis onde se encontram representados: São Gonçalo, São Tiago, São Brás e Santa Luzia. É nesta capela que, anualmente em Fevereiro, se celebra a missa da Festa de S. Brás (Antigo de Curros).

Capela de Bostofrio / Capela de São Marçal

Rua do Eirão

5460-492,Bostofrio

tel: 00351 276439210

email: jfvilarviveiro@cm-boticas.pt

 

A Capela da aldeia de Bostofrio é dedicada a São Marçal. É um edifício de planta retangular com várias datas inscritas na fachada principal, sendo um testemunho das diferentes intervenções no edifício. Esta fachada, com portada retangular, ostenta no alongamento da empena uma torre sineira rematada por uma cruz latina. No interior destaca-se, na parede da cabeceira, o altar-mor em talha dourada, que alberga imaginária religiosa.

Capela de Nossa Senhora da Saúde

Covas do Barroso, Boticas

IPA.00019734

Capela de construção seiscentista com planta simples, provavelmente ampliada no início do séc. 19, criando uma nave e capela-mor, esta mais estreita e da mesma altura, ambas de carácter vernáculo, interiormente com tetos de madeira e iluminação axial e bilateral. Fachadas em cantaria aparente, com cunhais apilastrados coroados por pináculos piramidais, com fachada principal terminada em empena e rasgada por portal de verga reta, entre duas janelas e encimada por óculo circular, todos moldurados e, possivelmente, datadas de inícios do séc. 19. As fachadas laterais têm vários elementos eruditos, nomeadamente as pilastras toscanas dos cunhais e as molduras das janelas da lateral direita, em capialço e de pequeno recorte curvo nos ângulos e saliência interior; são rasgadas na nave por porta travessa, retilínea. A fachada posterior é cega e termina em empena. Os pináculos terminados em bola sobre os cunhais da fachada principal são mais antigos que os restantes, sendo possivelmente da primitiva capela. Interior com coro-alto de madeira, púlpito no lado do Evangelho, de bacia circular, dois retábulos laterais de planta reta e um eixo, e o das Almas, de feitura recente, é em revivalismo neobarroco integrando painel pintado sobre madeira do antigo retábulo, já muito repintado, e o lateral da Epístola é neoclássico, mas possui ainda elementos tardo-barrocos. O retábulo-mor, de planta reta e três eixos, é neoclássico, está muito repintado, e apresenta a ladear a tribuna central dois nichos envidraçados. Realça-se no vão da capela-mor os restos de pinturas murais, de finais do séc. 18 / inícios do 19.

 

Fonte: http://www.monumentos.gov.pt/

Capela de Nossa Senhora de Fátima

IPA.00019709

Alturas do Barroso e Cerdedo, Boticas

Arquitectura religiosa. Capela.

 

Fonte: http://www.monumentos.gov.pt/

A capela de Santo Isidro ergue-se orgulhosa no cimo do Alto da Pena Franga, localizado a Oeste da aldeia de Alturas do Barroso.

Este templo, de pequenas dimensões, tem à sua volta um adro, delimitado por um gradeamento em metal, ao qual se acede através de uma escadaria em granito.

O interior da capela prima pela simplicidade, uma mesa de altar em mármore e na parede da cabeceira uma cruz ladeada por duas mísulas, onde se encontram as esculturas de Nossa Senhora de Fátima e Santo Isidro, Santo patrono dos agricultores.

É nesta capela que se realizam as celebrações religiosas na Festa de Santo Isidro.

Capela de Nossa Senhora de Guadalupe

Largo de Nossa Senhora de Guadalupe

5460-370 Codessoso, Boticas

IPA.00019726

 

Arquitetura religiosa, maneirista. Capela alpendrada com púlpito exterior. É um edifício de planta simples, orientada Norte / Sul. A fachada principal tem uma portada retangular, e um púlpito em granito, de formato circular. No interior destaca-se o altar-mor, em talha dourada ricamente decorado, que alberga imaginária religiosa.
A data inscrita na capela assinalando a sua construção é de 1688.

Fonte: http://www.monumentos.gov.pt/

Capela de Nossa Senhora de Lourdes

IPA.00021270

Vilar, Boticas

Arquitetura religiosa, vernácula. Nicho e cruzeiro.

Fonte: http://www.monumentos.gov.pt/

Capela de Nossa Senhora dos Anjos

Largo do Cruzeiro

5460-502, Sapiãos

Boticas

 

tel: 00351 276415837

email: jfsapiaos@cm-boticas.pt

 

IPA.00010762

Arquitetura religiosa. Capela com pintura mural barroca.

A Capela de Nossa Senhora dos Anjos e de São Domingos é um templo em granito, com as paredes parcialmente rebocadas e pintadas, de planta retangular. Na fachada tem uma portada retangular com moldura, ladeada por dois óculos circulares. No interior da capela destaca-se um altar-mor em talha policromada e dourada.

Capela de Santa Bárbara

IPA.00019729

Codessoso, Boticas

Capela de planta composta.

Fonte: http://www.monumentos.gov.pt/

Capela de Santo Aleixo

Largo de Santo Aleixo

5460-330, Sangunhedo

Boticas

tel: 00351 276418124

email: jfboticasgranja@cm-boticas.pt

website: http://www.boticas.freguesias.pt/

IPA.00019718

A Capela de Sangunhedo, dedicada a Santo Aleixo, é um templo em granito de planta retangular. A fachada principal tem uma portada retangular, com a data 1758, ano da sua reconstrução. No interior, em granito, sobressai o altar-mor em talha dourada, que alberga imaginária religiosa. É nesta capela que se celebra, entre outras, a missa da Festa em Honra de Santo Aleixo.

Capela de Santo Amaro

Rua da Escola, 9

5460-492,Campos

Boticas

tel: 00351 276439210

email: jfvilarviveiro@cm-boticas.pt

IPA.00019753

Esta capela localiza-se na aldeia de Campos e é dedicada a Santo Amaro. É um templo em granito de planta retangular. O edifício tem uma fachada principal tem uma portada retangular e uma torre. No seu interior destaca-se o altar-mor em talha dourada.

 

Capela de Santo António

Atilhó, Boticas

IPA.00019706

Arquitectura religiosa. Capela e cruzeiro.

Capela de Santo António

Largo do Arado

5460-100, Ardãos

Boticas

tel:276986355

email: jfardaosbobadela@cm-boticas.pt

IPA.00019713

Esta Capela é dedicada a Santo António, e localiza-se na aldeia de Ardãos. Na fachada principal tem um portal retangular. No interior da capela sobressai um encontra o altar-mor, em talha dourada.

 

Capela de São Frutuoso

IPA.00019727

5460-370 Secerigo, Boticas,

Arquitetura religiosa.

Capela de São José

IPA.00019735

Covas do Barroso, Boticas,

Capela alpendrada, provavelmente construída no séc. 17, em estilo maneirista, seguindo as características gerais da tipologia mais comum no distrito, em que a fachada termina em empena truncada, ainda que com alpendre frontal. Apresenta planta retangular, interiormente com teto de madeira e iluminada pelas frestas laterais e axiais. Na fachada principal tem alpendre sustentado por colunas sobre muro toscanas assentes em muro de cantaria, aberto frontal e lateralmente e interiormente percorrido por banco. A capela é rasgada por portal de verga reta, com inscrição alusiva à construção, e duas janelas laterais. As fachadas laterais têm pilastras nos cunhais, coroados por pináculos, terminadas em friso e cornija e frestas de capialço na zona do altar-mor. No interior, de espaço único, possui retábulo-mor de talha policroma maneirista, de planta reta e um eixo, mas denota ter sido reformado já na segunda metade do séc. 18, em estilo barroco. O frontal de altar é de transição entre o maneirismo e o barroco. Interiormente, as frestas junto ao altar-mor têm nos quatro ângulos orifícios para encaixe dos antigos gonzos.

Fonte: http://www.monumentos.gov.pt/

Capela de São Lourenço

IPA.00019717

Bobadela, Boticas

A capela de S. Lourenço foi construída em 1742 e encontra-se na parte mais elevada da povoação.

Capela de São Mamede

5460-492 Agrelos, Boticas

 

IPA.00019760

Capela de São Martinho

Rua Principal, Veral, Boticas

IPA.00019743

Capela de planta retangular com torre sineira separada. Portal de forma retangular encimado por óculo redondo e inscrições onde consta a data de 1855, ano da possível fundação do edifício. Interiormente possui pintado no teto a imagem de S. Martinho.

Capela de São Mateus

Carvalho, Boticas

IPA.00019759

Arquitetura religiosa.

Capela de São Salvador do Mundo

Viveiro, Boticas

IPA.00019737

Arquitetura religiosa.

Capela de Vilarinho Seco

IPA.00019708

Vilarinho Seco, Boticas,

Arquitetura religiosa.

Capela do Divino Espírito Santo

Rua da Fonte

5460 Valdegas, Boticas

IPA.00019719

Esta capela localiza-se na aldeia de Valdegas, e está dedicada ao Divino Espírito Santo. É um edifício em granito, de planta retangular. Na fachada principal, tem uma portada retangular e um campanário. No seu interior sobressai o altar-mor em talha dourada e policromada. É nesta capela que se celebra a missa da Festa em Honra do Divino Espírito Santo.

Capela do Mosteirão

IPA.00019740

Rua de Cima

5460-400, Mosteirão, Boticas

Arquitetura religiosa.

A capela de Mosteirão tem como padroeira Santa Bárbara. É um edifício em granito de planta retangular. A fachada frontal tem uma portada retangular e tem um campanário, de traços simples, encimado por uma cruz. No interior destaca-se o altar-mor em talha dourada e decorado com dois painéis pintados, representando São João e Nossa Senhora da Saúde, Santa Bárbara e S. Bernardino.

Capela do Senhor do Monte / Santuário do Senhor do Monte

IPA.00019749

Pinho

5460-471,Pinho

Boticas

Arquitetura religiosa.

No ano de 1821 deu-se início à construção da Igreja do Senhor do Monte. O Santuário remonta aos inícios do século XIX quando foi construído um cruzeiro dedicado ao Bom Jesus do Monte Senhor dos Perdidos. Atualmente a Festa do Senhor do Monte realiza-se no último fim-de-semana do mês de Julho, sendo uma festas religiosas mais importantes do concelho de Boticas.

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação de Beça

Beça, Boticas

Localizada no centro da aldeia de Beça, está rodeada por um muro, com uma escadaria de acesso em granito. A igreja de Nossa Senhora da Apresentação é um exemplar singular da arquitetura religiosa de estilo barroco, destacando-se pela elegância da fachada e qualidade do trabalho em pedra.

Fonte: https://visitboticas.pt/

Igreja de Santa Maria de Covas

Covas do Barroso

Implantada nas proximidades da aldeia, na meia vertente declivosa que domina a parte final do encaixado vale do rio Beça, a igreja de Santa Maria de Covas é o mais notável exemplar da arquitetura religiosa de estilo românico-gótico da região do Barroso, datável do século XIV.

Com um exterior austero, de poderosas faces graníticas, que na cabeceira enquadram uma bela fresta decorada, a igreja de Santa Maria de Covas guarda no seu interior uma deslumbrante decoração de pinturas murais e o túmulo com estátua jacente de Afonso Anes de Barroso, datado de 1459. Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Marcações de visitas (grupos) pelo telefone (+351) 276 410 200

 

Localização

A igreja fica localizada na aldeia de Covas do Barroso a 20 km (29 minutos de carro) da sede de concelho via R311 (direção Salto) e M519.

https://visitboticas.pt/2017/02/igreja-covas/

 

A Igreja Paroquial tem uma planta longitudinal, encontra-se ladeada por um adro, murado que, durante muito tempo foi utilizado como cemitério, ostentando ainda o piso todo lajeado.

Na fachada principal tem um portal de forma retangular, o edifício tem um campanário com dois rasgos sineiros, cada um deles com um sino. No seu interior as paredes são em granito estão parcialmente cobertas, na capela-mor, por um lambril em azulejos, com motivos litúrgicos representados. No chão destacam-se as tampas de sepulturas que se encontram na capela-mor. O altar-mor é em talha dourada, onde se encontram algumas das mais importantes devoções locais: Menino Jesus, Santa Maria Madalena e Santa Bárbara.

Igreja Paroquial de Alturas do Barroso / Igreja de Santa Maria Madalena

Largo da Igreja

5460-010, Alturas do Barroso, Boticas

IPA.00010764

tel: 00351 276444039

email: alturasdobarroso@gmail.com

Igreja Paroquial de Ardãos / Igreja de Santo André

IPA.00019711

Largo da Igreja

5460-100, Ardãos, Boticas

Esta Igreja foi construída por volta de 1500 e sofreu alterações no século XVIII. Na fachada principal tem um portal em arco de volta perfeita. O interior da igreja tem três altares, onde se destaca altar-mor, de estilo barroco, dedicado às mais importantes devoções locais, como Santo André patrono desta igreja e da paróquia de Ardãos. Centro da vida religiosa da paróquia é neste templo que se celebram as missas dominicais.

Igreja Paroquial de Beça / S. Bartolomeu

IPA.00021269

Beça, Boticas

A Igreja Paroquial de Beça, dedicada a S. Bartolomeu, é um edifício construído em granito, de estilo românico, cuja origem remonta possivelmente do século XIII/XIV, e que terá sido alvo de obras de reestruturação por volta do século XVI. O edifício é composto por nave única e capela-mor, atrás da qual se encontra a sacristia. A fachada principal, com um portal em arco de volta perfeita, está rematada com uma empena com cornija, no alongamento da qual se encontra um campanário com dois sinos, rematado no cimo com uma cruz grega. A igreja possui cinco altares. Tem como figura central São Bartolomeu, escultura em pedra pintada, ladeado por duas importantes devoções locais: São Brás e São Sebastião. Os restantes altares, laterais, encontram-se na nave da igreja, do lado do evangelho encontram-se o altar de S. Pedro e o de Santa Bárbara e, do lado da epístola, o de S. Paulo e o de Nossa Senhora do Rosário.

Fonte: https://visitboticas.pt/

Igreja Paroquial de Bobadela / Igreja de São Miguel Arcanjo

IPA.00019715

Largo do Cruzeiro

5460-210 Bobadela, Boticas

A Igreja Paroquial de Bobadela, dedicada ao arcanjo S. Miguel, é uma construção em granito. A fachada principal, com uma portada retangular e uma torre sineira geminada, colocada do lado do evangelho, tem dois rasgos sineiros em arco de volta perfeita que albergam dois sinos, rematados com uma cruz, ladeada por dois pináculos triangulares. No interior da igreja o granito das paredes realça as formas e as cores dos altares em talha dourada.

Nesta igreja celebram-se as missas dominicais e a missa das celebrações em honra de S. Miguel.

Igreja Paroquial de Boticas / Igreja de Nossa Senhora da Livração

Largo Nossa Sra. da Livração

5460-304 Boticas

Esta Igreja é dedicada a Nossa Senhora da Livração e foi construída nos finais do século XIX. No seu interior as paredes estão decoradas com pinturas representando temas bíblicos e possui quatro altares em talha dourada.

Aqui se celebram as missas dominicais e as celebrações religiosas como a Festa em Honra de Nossa Senhora da Livração.

Igreja Paroquial de Cerdedo / Igreja de São Tiago

IPA.00019723

Travessa da Igreja

5460-350 Cerdedo, Boticas

A Igreja Paroquial de Cerdedo é dedicada ao apóstolo S. Tiago. O edifício tem um adro à sua volta que era um antigo cemitério. A fachada principal tem uma portada com arco de volta perfeita. No interior há três altares em talha dourada, sendo que o altar-mor ocupa toda a parede da cabeceira da igreja e os dois altares laterais, decorados com painéis.

Igreja Paroquial de Codessoso / Igreja de São Lourenço

IPA.00019728

Rua da Igreja, 5460-370 Codessoso, Boticas

A Igreja Paroquial de Codessoso é dedicada a S. Lourenço.

A torre sineira encontra-se afastada da igreja, encaixada que limita o adro, tem dois rasgos sineiros. No interior destaca-se o altar-mor, que ocupa a totalidade da parede da cabeceira da igreja, os altares laterais, que albergam imaginária religiosa, e dois painéis de pintura mural.

A nave está pavimentada com lápides tumulares em granito, encontrando-se numeradas 29 sepulturas.

Igreja Paroquial de Couto de Dornelas / Igreja de São Pedro

IPA.00019730

Rua do Pelourinho

5460-414 Dornelas, Boticas

A Igreja Paroquial de Dornelas é dedicada a S. Pedro. O edifício é em granito e a fachada principal tem um portal retangular junto da qual se encontra uma grande dorna em granito. No seu interior encontram-se quatro altares em talha dourada dos quais se destaca o altar das almas com um retábulo em alto-relevo.

Igreja Paroquial de Covas do Barroso / Igreja de Santa Maria

IPA.00005943

Rua da Igreja, Covas do Barroso, Boticas

Igreja paroquial de construção medieval e estilo românico, com nave única e cabeceira de altimetrias quase equiparadas, tendo campanário frontal. No interior possui pinturas murais.

Tem uma planta longitudinal composta por dois retângulos justapostos correspondentes à nave e à cabeceira, mais estreita; de ambos os lados da nave justapõe-se duas capelas quadrangulares e a S. da cabeceira a Sacristia, retangular.

Fonte: http://www.monumentos.gov.pt/

Igreja Paroquial de Curros / Igreja de Nossa Senhora das Neves

IPA.00019738

Portugal, Vila Real, Boticas, Codessoso, Curros e Fiães do Tâmega

Igreja paroquial provavelmente construída no séc. 15, conforme denota a modinatura do portal principal e lateral, em arco de volta perfeita, sobre os pés direitos e com chanfro, e parcamente iluminada pelas frestas, que surgem apenas de um lado, mas de cunhais horizontalizados com pináculos piramidais com bola, típicos do período de seiscentos. Possui planta retangular composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, interiormente iluminado pelas frestas laterais, e tendo campanário construído em frente da igreja. As fachadas são em cantaria aparente, terminadas em cornija e com cunhais coroados por pináculos com bola; a principal, terminada em empena, é rasgada por portal em arco de volta perfeita com chandro. A fachada lateral direita tem porta travessa de igual modinatura e fresta de capialço na nave e capela-mor e a posterior termina em empena. Quer o aparelho das empenas da nave, quer o facto de surgirem dupla cornija nos cunhais, parece indicar o seu alteamento em data posterior.

Fonte: http://www.monumentos.gov.pt/

Igreja Paroquial de Fiães do Tâmega / Igreja de Santa Maria

IPA.00019744

Rua da Raposeira

5460-431 Fiães do Tâmega, Boticas,

A Igreja Paroquial de Fiães do Tâmega encontra-se no largo principal da aldeia, a sua construção é em granito, com uma fachada principal alongada por um campanário, tem uma porta retangular ladeada por duas frestas horizontais.

No interior da igreja, recentemente restaurada, sobressai o altar-mor, em talha dourada com painéis pintados.

Igreja Paroquial de Granja / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00019747

Largo do Meio da Aldeia

5460-451, Granja, Boticas

 

A Igreja Paroquial de Granja é dedicada a N. Sra. da Assunção. No interior destacam-se o altar-mor, em talha dourada, de estilo neoclássico e dois altares laterais

É nesta igreja que se celebram as missas dominicais e os ofícios religiosos da Festa em honra de Nossa Senhora da Assunção, que anualmente se realiza a 15 de Agosto.

Igreja Paroquial de Pinho / Igreja de Santa Marta

IPA.00019748

Rua Central

5460-472, Pinho, Boticas

 

A Igreja Paroquial de Pinho é dedicada a Santa Marta, e localiza-se no centro da aldeia de Pinho. É um edifício em granito, restaurado no século XVIII, rodeado por um adro, onde se encontram tampas de sepulturas em granito.

No seu interior encontram-se três altares em talha dourada. Nesta igreja existe ainda um painel, em tecido, datado do século XVII, representando uma das estações da “Via Dolorosa”.

Para além das missas dominicais, é neste templo que se celebram os ofícios religiosos da Festa em Honra de Santa Marta.

Igreja Paroquial de Sapiãos / Igreja de São Pedro

IPA.00009074

Largo da Igreja

5460-502 Sapiãos, Boticas,

Arquitetura religiosa. Igreja paroquial com pinturas murais novecentistas com características idênticas às das Oficinas dos Artistas de Braga.

 

A Igreja Paroquial de Sapiãos é dedicada a S. Pedro.

A fachada principal tem uma porta retangular. No seu interior destacam os altares em talha dourada. Nas paredes laterais, junto ao arco triunfal, num nicho formado por um arco semicircular, encontram-se duas telas: o purgatório (Evangelho) e a adoração do Menino Jesus (Epistola).

Igreja Paroquial de Vilar / Igreja de Nossa Senhora da Guia

IPA.00010761

Travessa da Igreja

5460-512 Vilar, Boticas

 

Igreja paroquial construída no séc. XV, com planta composta por nave e capela-mor, com pinturas murais quinhentistas, características do Norte de Portugal.

A Igreja Paroquial de Vilar é dedicada a Nossa Senhora da Guia, é um edifício em granito com o chão lajeado com sepulturas. Os altares são em talha dourada, destacando-se, ainda uma pintura mural, um painel representando Santo António e Santo Antão, e um retábulo com uma pintura representando São Luís e São Pedro Gonçalves Telmo.

Igreja Paroquial Santa Maria Madalena

Vilarinho Seco, Boticas

Igreja Paroquial Santa Maria Madalena: Igreja de planta simples, composta apenas por uma nave e sacristia.

A fachada principal é constituída por portal de forma retangular encimado por óculo redondo sobrepujado por campanário com dois rasgos sineiros coroados por dois pináculos e uma cruz. Interiormente a sua riqueza ornamental é soberba. É Barroca a porta da Sacristia em castanho com grandes almofadas pintadas. O espaço envolvente da igreja, o adro, serviu durante muitos anos de cemitério, encontrando-se o piso todo lajeado com tampas de sepulturas com datas, cruzes e outros sinais.