Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Procurar

Rio Arcossó

Rio ArcossóO rio Arcossó nasce em Paradela de Monforte, freguesia de Paradela, concelho de Chaves, no seu percurso encontra-se a Barragem das Nogueirinhas (Águas Frias) desaguando no Tâmega em Vila Verde da Raia.

Rio Beça

Rio BeçaO rio Beça nasce na Serra do Barroso, perto de Sarraquinhos no município de Montalegre. Tem um percurso de cerca de 45 quilómetros e passa pelas seguintes aldeias: Cervos, Beça, Vilar e Canedo. Desagua na margem direita do Rio Tâmega, perto de Ribeira de Pena.

Rio Calvo

Rio CalvoO rio Calvo é afluente do Rio Rabaçal e nasce perto da aldeia de Dadim, no concelho de Chaves. No seu percurso passa pelas povoações de Pedome, Nozelos, Tinhela, Agordela e Calvo e desagua perto de Vale de Casas

Rio Cávado

Rio CávadoO rio Cávado nasce na Serra do Larouco, a uma altitude de cerca de 1520 metros, tem um percurso de 136 km e passa pelos concelhos de Montalegre, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Amares, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Braga, Barcelos, Esposende e desagua no Oceano Atlântico junto a Esposende.

A bacia hidrográfica do rio Cávado tem uma área de 1600 km2 e estima-se que a capacidade total de armazenamento de recursos hídricos seja de 1180 hm3. Dois dos principais afluentes são o rio Homem e o rio Rabagão.

Rio Lourêdo

Rio LourêdoO rio Louredo de Cerva, nasce na Serra do Alvão, em Afonsim, passa a norte de Soutelo de Aguiar e de Gouvães da Serra, na Portela de Santa Eulália (Salvador), Seixinhos (Cerva), a Oeste do centro da Vila de Cerva, a Norte de Asnela (Cerva) e desagua em Agunchos (Cerva), a Este do rio Tâmega.

Dele nasce a antiquíssima Levada de Agunchos (Cerva), que fertiliza os campos que lhe ficam confinados.

Rio Mente

Rio MenteO rio Mente é um curso de água do Nordeste Transmontano, com uma extensão total de cerca de 57 km. Nasce na encosta sul da Peña Nofre (1292 metros de altitude), no concelho de Castrelo do Val, na Galiza (Espanha). Desagua no rio Rabaçal, após cerca de 35 quilómetros em território português. Durante alguns quilómetros serve de fronteira entre Portugal e Espanha, mais a Sul passa no concelho de Vinhais e, na parte final do seu percurso, faz primeiro a divisão entre os concelhos de Vinhais e de Chaves e depois entre os concelhos de Vinhais e Valpaços.

Rio Rabaçal

Rio RabaçalO rio Rabaçal é um curso de água que nasce na Galiza, próximo da fronteira com Portugal, entrando no país no concelho de Vinhais, tendo como principal afluente o rio Mente. Este rio serve de limite entre o distrito de Vila Real e o distrito de Bragança, fazendo também de fronteira entre os concelhos de Chaves e Valpaços do lado de Vila Real e os de Vinhais e Mirandela do lado de Bragança. O seu percurso em território português é de cerca de 65 quilómetros.

Possui duas barragens, a barragem em Rebordelo e a barragem de Sonim, ambas entre o concelho de Valpaços e o de Mirandela. Desagua no rio Tuela a Norte de Mirandela, para formar o rio Tua.

Rio Rabagão

Rio RabagãoO rio Rabagão nasce entre as serras do Barroso e Larouco e corre em paralelo com o rio Cávado. Tem um comprimento de 37 quilómetros. Atravessa todo o concelho de Montalegre e desagua entre as freguesias de Cabril e Ferral, no concelho de Montalegre. Neste rio localizam-se os aproveitamentos hidroelétricos das barragens do Alto Rabagão e da Venda Nova.

Rio Tâmega

Rio TâmegaO rio Tâmega nasce na Serra de San Mamede, província de Ourense, (Galiza, Espanha) e desagua no rio Douro, nas localidades de Entre-os-Rios e Torrão. Entra em Portugal pela veiga de Chaves e tem 145 km em território português. Passa perto de Vidago, serve de fronteira entre os distritos de Braga e Vila Real, entra no distrito do Porto por Amarante e Marco de Canaveses.

Rio Torno

Rio TornoO rio Torno nasce perto de Paredes a uma altitude de 898 metros, no concelho de Vila Pouca de Aguiar. Este rio dá origem à barragem da Falperra.

Rio Torto

rio TortoO rio Torto nasce entre a aldeia de Sanfins e Vale de Espinho, no concelho de Valpaços e desagua no rio Rabaçal.